Excel - ProcV

Como o próprio nome diz a ProcV é uma pesquisa vertical, ou seja, linha a linha da planilha.

A função PROCV destina-se a completar dados de uma planilha ou Range em outra Planilha ou Range.

Basicamente ela procura a ocorrência de um dado que case as duas planilhas ou Ranges e caso bata traz uma coluna associada a linha do dado que bateu.

Contudo é importante observar que a coluna que casa as duas planilhas ou ranges não nos interessa pois já existe na tabela que precisaria ser complementada. O que nos interessa é uma outra coluna dessa mesma linha.

Portanto a função ProcV faz a pesquisa de uma coluna da planilha/range destino com uma outra planilha/range de origem e, caso batam as colunas, ela pode trazer qualquer coluna do range/planilha de origem.

Importante frisar que a ProcV traz apenas um dado ( uma coluna ) da planilha/range de origem de cada vez. Sendo assim será necessário copiar a fórmula da ProcV nas colunas que desejamos que ela seja aplicada.

Um Exemplo prático

Vamos começar bem simples para depois, quando ficar claro quando a ProcV funcionar, irmos para uma coisa mais complexa.

Na parte superior, no range A1 a D5 temos a planilha/range fonte de dados. Ela irá alimentar a nossa procV.

Na parte inferior temos na coluna B7 a coluna chave da pesquisa. Este dado será pesquisado pelo procV na planilha/range de origem e, caso seja encontrado, irá trazer nas colunas inferiores as colunas correspondentes/subsequentes como Nome da Peça, Preço, Fabricante.

Portanto temos o seguinte:

De A2 a D5 temos nossa fonte de dados. É um range fonte de dados.

Na coluna B7 temos a coluna que será pesquisada no range/planilha fonte de dados.

Nas colunas B8, B9 e B10 temos as ProcVs. Nelas serão depositados os dados da ProcV se a coluna pesquisada for encontrada.

Sintaxe da ProcV

O primeiro parâmetro é a coluna da tabela/range de destino que será procurada na tabela/range de origem. No nosso caso queremos procurar a Coluna B7 na coluna A2 a A5 da planilha. Portanto nosso primeiro parâmetro será B7...o que vou procurar na planilha/range de origem dos dados.

O segundo parâmetro é onde a procV irá buscar as informações na tabela/range de Origem. Note que a coluna A2 será utilizada para selecionar o valor na pesquisa da procV mas ela não nos irá interessar e por esse motivo iremos colocar as demais colunas (B2 a D5) para que possamos extrair uma informação que já não está na tabela de destino. Portanto nosso segundo parâmetro será A2 a D5 - A2 para casar com a coluna B7 e as colunas B2 a D5 para trazer uma nova informação que já não esteja na planilha/range de destino.

O terceiro parâmetro é que nos interessa, o que queremos trazer da planilha/range de origem. Quando a coluna B7 for encontrada na Coluna A2 a A5 qual coluna queremos trazer da planilha/range de origem?.

Contudo esse terceiro parâmetro é meio esquisito. Ele é um número onde 1 significa a primeira coluna do Range, ou seja, se nosso range/planilha de origem de dados é A2 a D5, 1 irá trazer a Coluna A2.
Se este parâmetro for 2 irá trazer o conteúdo da Célula B2 do range selecionado, e assim por diante.

O quarto parâmetro deve ser true se a comparação dos valores deve ser exata e false se deve ser aproximada.

Importante : Note que o valor a ser procurado está na coluna B7 e queremos procurar ele nas colunas A2 a A5. Se fizermos a procV na coluna B8 e colar ela na coluna B9 o range A2 a A5 como está relativo será mudado para A3 a D6. Sendo assim precisamos fixar o Range/planilha de origem para fazer sempre a pesquisa nas colunas desejadas. Para isto iremos colocar um $ na frente da letra e número da célula para que ela não fique relativa a coluna que está sendo colada. Chamamos isto de pesquisa absoluta (contrário da pesquisa relativa default do Excel).

Sendo assim nossa procV na Célula B8 teria o valor:
=PROCV(B7;$A$2:$D$5;2;VERDADEIRO)
Onde : B7 é o valor a ser procurado.
$A2$A5 é a fonte de informação da procV e onde o valor do parâmetro anterior deverá ser pesquisado.
2 significa trazer a coluna B2 (1 seria A2, a coluna 1 do Range/Planilha).
O terceiro parâmetro seria verdadeiro porque queremos que o dado seja pesquisado como valores idênticos.

Basta copiar a PROCV da coluna B8 para a coluna B9 e para coluna B10 que ela irá funcionar. Técnicamente o que muda é o parâmetro 3, a informação que deve ser trazida do Range/Planilha de origem.

Importante : A pesquisa não é case sensitive. Por exemplo, eu cadastrei o produto como P1 e quando eu pesquiso na procv por p1 ela acha o valor normalmente.