JavaScript - Biblioteca Math

A biblioteca MATH contém as operações matemáticas que não são simples operações como soma, subtração, divisão e multiplicação.

Nesta biblioteca encontramos operações matemáticas de alto nível como trignométricas, logarítmicas, PI entre outras.

Termos e Argumentos

No jargão técnico temos alguns termos para os objetos do javascript ou mesmo do browser :

Deprecated ou descontinuada : O objeto consta na lista de funcionalidades atualmente mas está previsto que será desativado nas futuras versões.
Não utilize a funcionalidade ou você correrá o risco que ela pare de funcionar em breve.
Substitua ela por outra equivalente. Note que sempre existe uma funcionalidade equivalente.
Note que tags descontinuadas como negrito <b> devem ser migradas para a css font-weight: bold mas ela é tão usada, tão prática que dificilmente será retirada do repertório mas a possibilidade existe.

Os ângulos das funções trigonométricas (sin, cos, tan, asin, acos, atan, atan2) são em radianos.
Para converter o ângulo de graus para radianos divida o ângulo por Math.PI/180
Para converter o ângulo de radianos para graus faça o seguinte cálculo multiplique o ângulo por Math.PI/180

> > \arcsin{x}

).

> > \arctan{x}

).

> \arctan{x}

).

> > 3\root{3}{x}

).

> > \cos{x}

).

> > e^x

, onde x é o argumento, e

e

é a constante de Euler (2.718...), a base do logaritmo natural.

> - 1 e^x-1

.

>
> > 2+ 2+ \sqrt{x^2 + y^2 + \dots}

).

>
> \log_ex

ou

\ln{x}

) de um número.

> ( 1 + ) \log_e(1+x)

ou

( 1 + ) \ln(1+x)

) de um número.

>
10\log_{10}x

).

> 2\log_2 x

).

> > > x^y

.

> > > > \sin x

).

> \sinh x

).

> \sqrt x

).

> \tan x

).

> \tanh x

).

> > >
Métodos
accessKey Define ou retorna o atributo accesskey de um elemento HTML-Propriedade da TAG
Núm. Propriedade/Método Descrição Biblioteca Doc.
abs Retorna o valor absoluto ou módulo de um número. abs(56) =
abs(-56) =
id="math.acosx"> Retorna o arco-cosseno de um número

).

id="math.acoshx"> Math.acosh(x) Experimental

Retorna o arco-coseno hiperbólico de um número.

id="math.asinx">Math.asin(x)

Retorna o arco-seno de um número (

arcsin x id="math.asinhx"> Math.asinh(x) Experimental

Retorna o arco-seno hiperbólico de um número.

id="math.atanx">Math.atan(x)

Retorna o arco-tangente de um número (

arctan x id="math.atanhx"> Math.atanh(x) Experimental

Retorna o arco-tangente hiperbólico de um número (

arctan x id="math.atan2x_y">Math.atan2(x, y)

Retorna o arco-tangente do quociente de seus argumentos.

id="math.cbrtx"> Math.cbrt(x) Experimental

Retorna a raiz cúbica de um número (

x id="math.ceilx">Math.ceil(x)

Retorna o menor inteiro que é maior ou igual a um número.

id="math.cosx">Math.cos(x)

Retorna o coseno de um número (

cos x id="math.coshx"> Math.cosh(x) Experimental

Retorna o coseno hiperbólico de um número .

id="math.expx">Math.exp(x)

Retorna

e x e id="math.expm1x"> Math.expm1(x) Experimental

Retorna

e x id="math.floorx">Math.floor(x)

Retorna o maior inteiro que é menor ou igual a um número.

id="math.froundx_en-us"> Math.fround(x) (en-US) Experimental

Retorna a mais próxima representação de ponto flutuante de precisão-única de um número.

id="math.hypotxy…"> Math.hypot([x[,y[,…]]]) Experimental

Retorna a raiz quadrada da soma dos quadrados dos argumentos (

x y id="math.imulx_en-us"> Math.imul(x) (en-US) Experimental

Retorna o resultado de uma multiplicação de inteiro de 32-bit.

id="math.logx">Math.log(x)

Retorna o logaritmo natural (

log e x ln x id="math.log1px"> Math.log1p(x) Experimental

Retorna o logaritmo natural de 1 + x (

log e x ln x id="math.log10x"> Math.log10(x) Experimental

Retorna o logaritmo de x na base 10 (

log x id="math.log2x"> Math.log2(x) Experimental

Retorna o logaritmo de x na base 2 (

log x id="math.maxxy…">Math.max([x[,y[,…]]])

Retorna o maior dentre os parâmetros recebidos.

id="math.minxy…">Math.min([x[,y[,…]]])

Retorna o menor dentre os parâmetros recebidos.

id="math.powxy">Math.pow(x,y)

Retorna a base x elevada à potência y do expoente, ou seja,

x y id="math.random">Math.random()

Retorna um número pseudo-aleatório entre 0 e 1.

id="math.roundx">Math.round(x)

Retorna o valor arrendodado de x, para o valor inteiro mais próximo.

id="math.signx"> Math.sign(x) Experimental

Retorna o sinal de x, indicando se é positivo, negativo ou zero.

id="math.sinx">Math.sin(x)

Retorna o seno de um número (

sin x id="math.sinhx"> Math.sinh(x) Experimental

Retorna o seno hiperbólico de um número (

sinh x id="math.sqrtx">Math.sqrt(x)

Retorna a raiz quadrada positiva de um número (

x id="math.tanx">Math.tan(x)

Retorna a tangente de um número (

tan x id="math.tanhx"> Math.tanh(x) Experimental

Retorna a tangente hiperbólica de um número (

tanh x id="math.tosource"> Math.toSource() Non-standard

Retorna a string "Math".

id="math.truncx"> Math.trunc(x) Experimental

Retorna a parte inteira de x, removendo quaisquer dígitos fracionários.