HTML - Modelo mínimo de página web HTML

Se você é novato na área não se preocupe, se você sabe que é um processador de texto já tem o suficiente para o começo, já que html é puro texto.
Com o passar do tempo recomendo instalar uma IDE (Integrated Development Environment) ou ambiente integrado de desenvolvimento. É basicamente um editor de texto com a semântica da linguagem embutida nele. No que ajuda? Veja a imagem abaixo:



É com essa ferramenta, o visual studio community edition que desenvolvi esta página. Dá pra notar que a IDE ajuda muito.
Existem outros editores mais simples como o Sublime Text, Atom, Notepad++ e você verá que dependendo do seu trabalho um ou outro pode ser utilizado, dependendo do nível de detalhes que você precisa no desenvolvimento.
Eu gosto do Visual Studio porque, por exemplo, ele me indica erro na sintaxe javascript ainda quando estou editando e não preciso 'abrir' a página e testar o javascript para descobrir o erro.
Escolha a IDE que você se sente mais confortável, não importa qual seja.

Sendo assim, abaixo exibo o formato típico e mínimo de uma página HTML funcional :

<!DOCTYPE html>
<html>
   <head>
      <meta charset="utf-8" />
      <title>Página Web Básica</title>
   </head>
   <body>
      Conteúdo da página
   </body>
</html>


Notas :
1-o texto : <meta charset="utf-8" /> não é fundamental mas sem ele toda acentuação da lingua portuguesa sairia errado.
2-o texto : <title>Página Web Básica</title> não é fundamental mas se quiser informar ao usuário em que página esta na navegação do site é bom colocar esta informação pois será exibida no título da página, logo acima da url do browser.
3-Caso você esqueça de fechar alguma tag ou cometa algum erro no código html o browser não obrigatóriamente dará erro mas sim tentará exibir da melhor maneira que puder e tentando ignorar os erros, mas se o erro for grave poderá emitir um alerta de erro.
4-O conteúdo da página realmente esta dentro da tag body/body. O restante são chamados de meta dados e auxiliam o browser em configurações ( como conjunto de caracteres) ou estilos de letras entre outras coisas mas só o que esta dentro do body é exibido no corpo do documento html.



Se você navegar por ai verá que o HTML5 introduz tags novas e, pelo HTML5 o padrão da página ficou como :

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <meta charset="utf-8" />
    <title>Página Padrão HTML5</title>
</head>

<body>
    <header>
        <!-- Conteúdo do cabeçalho -->
    </header>
    <div id="nav">
        <!-- Menu da página -->
    </div>
    <div id="main">
        <!-- Conteúdo principal -->
    </div>
    <div id="destaques">
        <!-- Painéis com destaques -->
    </div>
    <footer>
        <!-- Conteúdo do rodapé -->
        Estrutura da página
    </footer>
</body>
</html>

Contudo essas novas tags (header,footer, etc) são facultativas mas sites de busca como o Google agradecem se você usar porque fica focado onde certas informações estão no código da página.